Foto: XPB Images
James Vowles, chefe da Williams, esclareceu seus comentários sobre as perspectivas de Franco Colapinto na Fórmula 1 com a Alpine em 2025 e além. A rápida adaptação de Colapinto à F1 durante seu período de nove corridas com a Williams no ano passado, chamou a atenção de todo o paddock. Com Carlos Sainz e Alex Albon já com contratos de longo prazo com a equipe de Grove, Colapinto, seus empresários e a Williams buscaram o melhor lugar possível para o argentino garantir um retorno rápido ao grid da F1.
Enquanto isso, o consultor executivo da Alpine, Flavio Briatore, expressou publicamente sua admiração por Colapinto, e o piloto de 21 anos foi anunciado como piloto reserva da equipe de Enstone em janeiro. Em um comunicado da Williams, Vowles disse que ‘essa mudança representa a melhor chance de Franco garantir um lugar de titular em 2025 ou 2026’.
Isso gerou especulações de que Colapinto estaria pronto para substituir o estreante da Alpine, Jack Doohan, ao lado de Pierre Gasly, caso o australiano não causasse impacto, semelhante à forma como Logan Sargeant foi dispensado pela Williams no ano passado. Os comentários de Vowles alimentam essa narrativa, que foi fundamentada pelas palavras de Briatore ao Le Parisien: “A única coisa certa é a morte”. O italiano acrescentou: “Se houver um piloto que não estiver progredindo, que não estiver trazendo resultados, ele será trocado”.
Diante da afirmação de que Colapinto pode eventualmente voltar como piloto titular na F1 ainda este ano, Vowles foi questionado pelo RacingNews365 se ele realmente acredita que essa é uma possibilidade e se Doohan merece uma chance. Sua resposta: “Acho que ambos merecem. Jack deve ter tempo para provar seu valor. Simples assim. Acho que todo piloto deve ter a oportunidade. Se ele não estiver no nível certo, Franco está lá e pronto para ir, e era isso que eu queria dizer nos comentários anteriores”, disse ele.
Vowles está satisfeito por ter garantido o futuro de Colapinto. Doohan já fez sua estreia na F1, substituindo Esteban Ocon no GP de Abu Dhabi de 2024, após um ano como piloto reserva na equipe francesa. Portanto, o australiano deve ter tempo, como disse Vowles, para provar seu valor. Ainda assim, a Alpine ampliou suas opções ao contratar Colapinto, e seu contrato com a Alpine, segundo seus empresários, vai até 2029, ao passo que o de Doohan seria apenas para os primeiros seis GPs de 2025, segundo algumas informações.
A fé demonstrada pela Alpine em Colapinto apoia as afirmações de Vowles de que Enstone representa a melhor oportunidade para o argentino voltar ao grid da F1. “Olhe para o grid, essa é a melhor oportunidade para Franco, e meu trabalho nisso é garantir que ele seja colocado na melhor situação possível. Nós (Williams) temos uma ótima dupla de pilotos por pelo menos os próximos dois anos, então não será conosco, portanto, a Alpine é a melhor chance dele”, completou Vowles.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.