A Williams está apenas em nono lugar na tabela do Campeonato de Construtores e James Vowles, chefe da equipe, revelou como eles planejam trilhar o seu caminho de volta para a zona de pontuação em 2024.
“Acho que estamos em uma situação onde, sem dúvida, subestimamos o desempenho nesta primeira parte da temporada,” disse Vowles. “Estamos em uma situação onde acho que avançamos bem com a tecnologia do chassi e o que estamos fazendo aqui”.
“Você não pode desaprender o que fez. Não pode mudar o que fez. O carro está muito mais leve do que estava. Mas também temos que reconhecer que a competição está acirrada este ano e, com apenas alguns pontos em nosso nome, isso não reflete bem onde gostaríamos de estar”.
“Acho que poderíamos ter alcançado mais se o carro estivesse dentro do limite de peso. Fomos abertos e honestos sobre isso. Eu dei números. Ainda estamos acima do peso hoje, mas há atualizações chegando”.
“Aparentemente, ainda está no plano no momento. Mas não cite isso, embora você vá citar. Mas temos atualizações vindo após a pausa de verão. Espero que em Zandvoort, e depois espero novamente em Baku, ou na corrida depois de Baku, ou algo assim, que acho que é Cingapura. São grandes. No nosso mundo agora, o mundo da Fórmula 1, são grandes passos.”
Sobre quando o FW45 estará funcionando dentro do limite mínimo de peso de 698 kg, o chefe da equipe respondeu:
“Antes do final do ano, difícil dizer. Apenas depende. Quando você está fazendo atualizações, você faz as coisas teoricamente com base na saída do carro até produzi-las. Sempre há alguns por cento de erro antes do final do ano.”
“O que posso dizer é que há números substanciais que devem somar para nos colocar de volta em uma posição de brigar por pontos,” continuou. “E isso é alcançado através de várias coisas. Há atualizações aerodinâmicas, você verá uma atualização de suspensão e você verá o peso sendo reduzido do carro”.
“Portanto, são fundamentalmente três grupos principais que estão fazendo isso.”
Mas Vowles afirma que a Williams está sendo cautelosa, já que outras equipes que implementaram novas atualizações acabaram as removendo depois, por falta de desempenho.
“Agora, minha hesitação é que você viu a AlphaTauri ter uma atualização, mas retirá-la,” destacou. “A Mercedes teve uma atualização, mas a retirou. Acho que a Red Bull fez uma atualização e também a retirou”.
“Você normalmente não vê isso. As equipes têm confiança no que fazem, e ainda assim você vê equipes se movendo para frente e para trás com pacotes de atualização”.
“Então, acho que há uma equipe que provavelmente se destaca nesse aspecto. A McLaren teve um desempenho muito bom. Acho que eles colocaram um carro, mantiveram o carro e fizeram um bom trabalho nisso”.
“Então, minha hesitação é apenas o que eles sabem que não sabemos neste momento.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.