O chefe da Williams, James Vowles, esclareceu sua fala sobre Franco Colapinto e o possível futuro dele como piloto titular na Alpine. Mesmo com a equipe já tendo dois pilotos confirmados para 2025, Vowles afirmou que essa é a melhor chance do argentino conseguir uma vaga na Fórmula 1.
“Acreditamos que este acordo com a Alpine representa a melhor chance de Franco garantir um assento titular em 2025 ou 2026,” disse Vowles.
A chegada de Colapinto para a Alpine como reserva aumentou a pressão sobre Jack Doohan, mas Vowles defende que o australiano deve ter tempo para mostrar seu potencial.
“Jack deve ter tempo para se provar. Simples assim. Acho que todo piloto deve ter essa oportunidade. Se — e é um ‘se’ — ele não estiver no nível certo, Franco está lá e pronto para assumir. Foi isso que quis dizer,” disse ele.
O chefe da Williams também comentou que a Alpine é a melhor oportunidade para Colapinto no momento. “Se você olhar para o grid, essa é a melhor oportunidade para Franco, e meu trabalho é garantir que ele esteja na melhor situação possível”, explicou.
“Temos uma ótima dupla de pilotos na Williams pelos próximos dois anos, então não será conosco, nem em outra equipe, se você analisar bem o grid. Então, essa é a melhor chance dele entrar,” acrescentou.
Colapinto, entrou no meio da temporada de 2024, assumindo a vaga de Logan Sargeant nas últimas nove corridas. Apesar de um bom começo, o desempenho teve altos e baixos, com algumas batidas que prejudicaram a Williams.
“Colapinto está pronto. Essa é uma decisão da Alpine, mas Franco, ao sair daqui, estava motivado e pronto para ir,” concluiu.