Segundo Helmut Marko, o ex-piloto da Fórmula 1, Mark Webber, quer trazer Oscar Piastri para a Red Bull. Mesmo de contrato assinado, a vaga de Sergio Pérez na equipe austríaca corre perigo devido ao seu baixo desempenho comparado a Max Verstappen.
Liam Lawson, que acaba de entrar na RB para substituir Daniel Ricciardo, seria um possível substituto do mexicano caso suas habilidades na pista se mostrem impressionantes pelo restante da temporada.
No entanto, a equipe também estaria disposta a buscar alguém fora da sua academia de talentos. Marko sugeriu que Webber, que pilotou na Red Bull e agora gerencia a carreira de Oscar Piastri, estaria interessado em uma possível mudança do australiano para a RBR. Isso acontece após a decisão da McLaren de priorizar Lando Norris no campeonato de pilotos desse ano.
“Vamos colocar desta forma: Mark Webber está buscando intensamente uma conversa”, disse Marko ao F1-Insider.com.
Verstappen comentou sobre a situação de Piastri na McLaren. “Para mim, ele definitivamente não é um [piloto número dois] e, se eu fosse ele, nunca aceitaria isso”, explicou o holandês.
“Para mim, é fácil falar, claro, porque estou na Fórmula 1 há 10 anos e esta é a segunda temporada de Oscar, então é sempre mais difícil impor-se”.
“Mas ele é simplesmente um grande piloto de F1 que não merece abrir mão de vitórias e posições e ficar em segundo plano porque lhe pediram isso.”
O australiano vê a situação de forma diferente, e nega ser o piloto número dois na equipe britânica.
“Pessoalmente, acho que Max é um cara bastante direto. Ele diz o que pensa. Todos sabemos disso”, disse ele à mídia.
“Então, na minha posição, não vejo isso como ser um número um, número dois”.
“Se eu apresentar boas performances e merecer com base no mérito, como já dissemos antes… Baku é um exemplo perfeito de não abrir mão de tudo nesta temporada puramente em benefício de Lando”.
“[Estou] tentando ajudar a equipe da melhor maneira possível. Então, não é simplesmente número um, número dois”.
“Ainda temos o mesmo carro, ainda temos as mesmas oportunidades e, no fim de semana passado [em Singapura], Lando fez um trabalho melhor que eu e venceu a corrida”.
“Aprecio o apoio dele [Verstappen], mas não é assim que eu vejo a situação.”