A Williams encontrou algumas dificuldades nessa sexta-feira de treinos livres para o GP da Itália de Fórmula 1, mas a equipe mantém a confiança para o restante do final de semana em Monza. Franco Colapinto fez sua estreia como piloto titular na categoria e terminou o TL2 com o P17. Já seu companheiro de equipe, Alex Albon, terminou a segunda sessão em P13.
Sven Smeets, diretor esportivo da equipe: “Como esperado, a pista estava bem suja no começo do TL1 e a aderência estava baixa. Como todos as zebras também são novas, o TL1 foi todo sobre aprender e entender como os pneus estão se comportando nesse novo asfalto. Ambos os pilotos se sentiram confortáveis com o carro desde o começo. O ritmo de Alex com o pneu médio foi encorajador e Franco usou as duas sessões para aumentar sua confiança e ritmo. Vimos que há muita granulação de pneus nas corridas longas, então será fundamental encontrar um equilíbrio entre a sessão de classificação e o desempenho na corrida”, concluiu.
Colapinto: “Estou muito orgulhoso de ter completado minha primeira sexta-feira como piloto de Fórmula 1. Há coisas para trabalhar com a equipe, mas no geral, foi um bom primeiro dia. Em vez de ir para tempos de volta, me concentrei em mim mesmo, construindo tudo ao longo das sessões. Fui cuidadoso no TL1, pois queria dar muitas voltas. Nas corridas longas, ainda estou tentando entender como manter o pneu vivo por mais tempo e encontrar o ponto ideal. Eu me senti muito mais confortável no TL2, pois estava tentando encontrar o limite e fui mais consistente, o que foi um bom passo para minha confiança. Estou muito grato a todos na equipe por me ajudarem a acelerar neste fim de semana”, acrescentou.
Albon: “Hoje pareceu forte, exceto pela nossa corrida com pneus macios no TL2, mas, fora isso, todo o resto foi muito bom. Estamos em um lugar decente, mas está apertado na pista e definitivamente temos algum trabalho a fazer. Acho que amanhã será uma troca entre a sessão de classificação e o ritmo de corrida. Há muita granulação de pneus acontecendo agora e isso está prejudicando muito. Em termos de obter o desempenho de uma volta e também o desempenho de longo prazo, é um pouco desafiador, então vamos ver qual ponto ideal podemos encontrar”, finalizou.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Itália com o jornalista Rodrigo França.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.