Williams apresentou a pintura que a equipe usará na temporada de 2024 da Fórmula 1, depois de uma temporada encorajadora no último ano. A revelação ocorreu durante um evento de lançamento na loja principal da PUMA em Nova York, marcando a equipe como a terceira, seguindo McLaren e Haas, a revelar seu design para a nova campanha.
O FW46 apresenta novamente a marca da Gulf Oil, que se tornou parceira da Williams no ano passado, e a equipe correu com uma pintura especial em Singapura, Catar e Japão. A equipe sediada em Grove deu as boas-vindas a novos parceiros no esquema ajustado, que serve como “uma homenagem contemporânea” aos carros icônicos do passado glorioso da equipe.
Uma parceria principal de vários anos com a empresa de manufatura japonesa Komatsu vê o logo apresentado de forma proeminente nos macacões dos pilotos do FW46 e no kit de corrida da equipe. Essa parceria remonta à colaboração anterior da equipe com a Komatsu nas décadas de 1980 e 1990, que incluiu o fornecimento de componentes de caixa de câmbio para os carros vencedores dos títulos de 1996 e 1997.
A Williams atualizou a aparência do FW46, mudando de Heritage Navy Blue para New Era Williams, e a pintura também apresenta uma listra vermelha e branca em homenagem aos carros como o FW10 de 1985 e o FW19 vencedor do título de 1997, guiado pelo canadense Jacques Villeneuve.
Apesar de ter caído para o fundo do Campeonato de Construtores pela quarta vez em cinco temporadas com a mudança do efeito solo em 2022, a Williams teve uma campanha muito melhor no último termo, a primeira sob a liderança do ex-diretor de estratégia de longa data da Mercedes, James Vowles.
Vowles destacou a importância de revelar a pintura de 2024 em um local icônico em Nova York, enfatizando o esforço contínuo da equipe em Grove para entregar o desafiante deste ano e construir sobre o momento da última temporada.
Com a mesma dupla de pilotos, Alex Albon e Logan Sargeant, a Williams espera continuar sua ascensão. Albon, em particular, foi destacado como um forte candidato a substituir Lewis Hamilton, que se mudará para a Ferrari, na Mercedes em 2025.
Novos parceiros, como a plataforma de dados VAST Data e marcas como PUMA, Myprotein da THG e Ingenuity, juntaram-se à Williams após assinarem acordos na segunda metade de 2023. Hiroyuki Ogawa, CEO e Presidente da Komatsu, expressou entusiasmo pela parceria com a Williams Racing, alinhada com a missão da Komatsu de criar valor através de inovações em manufatura e tecnologia.
A Williams também homenageou seu elenco da Academia de Pilotos, incluindo competidores da Fórmula 2, Fórmula 3, F1 Academy Rookie, Formula Regional European Championship, além de kartistas e Jamie Chadwick, que permanece parte do conjunto da Williams Academy, servindo como conselheira da F1 Academy para Block enquanto disputa uma segunda temporada na série Indy NXT.
Veja as fotos:
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.