O diretor técnico da Williams, Pat Fry, apresentou uma solução inovadora para o crescente problema de peso na Fórmula 1, sugerindo que a FIA adote uma abordagem de “escada rolante”. Com os carros da F1 se tornando cada vez mais pesados nos últimos anos, a preocupação é que isso esteja prejudicando a qualidade das corridas e reduzindo as ultrapassagens.
Para enfrentar esse problema, os regulamentos de 2026 visam uma redução de 30 kg no peso total dos carros. No entanto, Fry explicou que a nova unidade de potência adicionará cerca de 30 kg, exigindo uma perda de peso total de aproximadamente 60 kg para atingir o limite mínimo, um dos maiores desafios.
“Há outros desafios com as regras, particularmente no lado do peso das coisas”, disse Fry à mídia. Ele sugeriu que, em vez de tentar uma redução drástica de uma só vez, a FIA poderia implementar uma meta alcançável e reduzi-la gradualmente a cada ano. “Você quase precisa chegar a um alvo que seja difícil, mas alcançável, e depois derrubá-lo ano após ano depois – então você tem uma escada rolante ou algo assim para recuperá-lo,” acrescentou.
As preocupações no paddock incluem o medo de que os novos regulamentos de 2026 possam levar a um aumento nos tempos de volta, com a F1 se aproximando do ritmo da Fórmula 2 e outras categorias menores. James Vowles, diretor da equipe Williams, expressou a necessidade de evitar essa situação.
Fry reconheceu que enfrentar a questão do peso é um desafio “absolutamente maciço” e “monumental”, mas está confiante de que a F1 permanecerá mais rápida do que a Fórmula 2, embora admita que os tempos de volta projetados para 2026 são mais lentos do que os atuais.
“Bem, certamente pelo que vi, não é mais lento do que a Fórmula 2, ainda é um pouco mais rápido do que a Fórmula Dois. O que somos nós, 12 ou 13 segundos mais rápido do que a Fórmula Dois em alguns eventos – algo assim, obviamente varia. Então, ainda vai ser um pouco mais rápido. Mas é muito mais lento do que onde estamos agora,” finalizou.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.