A Williams anunciou recentemente que não renovará o contrato de Nicholas Latifi para 2023, assim, a equipe britânica possui uma vaga remanescente ao lado de Alex Albon. Eles possuem uma grande lista de possíveis opções para a vaga, e o chefe da equipe, Jost Capito, disse que ainda podem levar dois meses para decidir quem será o companheiro de equipe do tailandês em 2023.
Em entrevista ao N-TV Indeed, Capito disse que quer esperar pelo GP de Abu Dhabi, o último da temporada de 2022. Isso porque, uma de suas opções é Lorgan Sargeant, piloto de F2 e júnior da academia de pilotos da Williams, e ele gostaria de ver se o piloto americano irá juntas os pontos necessários para a superlicença. Para isso, Sargeant precisa terminar entre os quatro primeiros na classificação do mundial de pilotos da F2. Atualmente ele está em quarto lugar, porém sua diferença para o sétimo lugar, Liam Lawson, por exemplo, é de apenas 12 pontos.
“Provavelmente será decidido para nós depois da temporada. Acho que será logo depois de Abu Dhabi ou uma ou duas semanas depois disso.”
Além de Sargeant, outra opção da equipe é Mick Schumacher. O alemão, que atualmente corre pela Haas, ainda não possui renovação de seu contrato, com o chefe da equipe, Guenther Steiner, dizendo que as chances de uma renovação são de 50%. No entanto, Jost vê potencial em Schumacher.
“Mick também é uma opção, ele merece ficar na F1. Se isso acontecer, veremos, mas ele é definitivamente uma opção para nós.”
Outro piloto na lista de opções da Williams é Nyck De Vries. Após a corrida em Monza, em que o holandês substituiu Alex Albon, ele se tornou interesse de muitas equipes. O atual reserva da Mercedes além de fazer uma performance excelente e pontuar em sua estreia na F1, é campeão de F2 e FE. Mas agora, para a equipe britânica, não é tão fácil ter De Vries em seu time, pois ele passou a ser opção de várias equipes, e há rumores de que ele pilotará no lugar de Pierre Gasly na AlphaTauri em 2023.
“Isso não depende apenas de nós, o interesse de outras equipes em Nyck é relativamente alto. Temos que ver o que ele decide. Não podemos e não vamos decidir agora. Se ele escolher outro time antes disso, que assim seja.”
Um piloto que tem seu nome frequentemente ligado à F1 é Nico Hulkenberg. Existem rumores de que a Haas estaria interessada em trazer o alemão para sua equipe o dando a oportunidade de retornar oficialmente à categoria. Atualmente, Hulkenberg é piloto reserva da Aston Martin. No entanto, Capito afirma que ele não é uma opção para a Williams e que não há contato com ele no momento.