James Vowles, chefe da Williams, confirmou que a equipe está em negociações com a Sauber para um contrato de dois anos para o Franco Colapinto. Apesar de admitir que o interesse da Sauber é “bastante baixo”, Vowles detalhou o plano da equipe caso o argentino fique sem um assento na Fórmula 1 em 2025.
Colapinto, de 21 anos, entrou na F1 substituindo Logan Sargeant nas últimas nove corridas da temporada, pontuando em sua segunda corrida e impressionando até agora. Entretanto, com Alex Albon e Carlos Sainz já contratados para a próxima temporada, Colapinto sabia que não poderia competir pela Williams em 2025.
“Então, Franco sempre fará parte da academia em nosso programa, independentemente, de qualquer forma”, disse Vowles. Ele explicou que, se a Audi não o contratar, estão em conversas para que ele possa estar no grid com a equipe por dois anos.
Vowles comentou que, caso Colapinto permaneça na Williams, ele usará um carro de dois anos, semelhante ao que a equipe está usando atualmente, correndo milhares de quilômetros para se manter em boa forma: “Ele trabalharia conosco no desenvolvimento dos carros futuros, participando do nosso simulador e realizando esse trabalho de teste para nós ao mesmo tempo.”
O chefe da Williams também mencionou que estão analisando várias outras séries de corrida nas quais Colapinto poderia participar para se manter ativo:“Ele seria nosso piloto reserva, estaria pronto para ficar de prontidão caso algo aconteça, e o que aprendi nos últimos 12 meses é que a situação dos pilotos da F1 não está resolvida,” concluiu.