A Williams conseguiu colocar seus dois carros no Q3 na sessão de classificação do GP do Azerbaijão de Fórmula 1, pela primeira vez em 2024, após um sábado forte para a equipe no circuito de Baku, com Franco Colapinto terminando em P9 e Alex Albon m P10.
Sven Smeets, diretor esportivo da equipe: “A equipe fez um ótimo trabalho durante a noite para encontrar mais desempenho para hoje, porque depois do TL3 esta manhã, ambos os pilotos estavam mais felizes com o equilíbrio do carro do que ontem. Para a sessão de classificação, a cobertura de nuvens desapareceu e a temperatura da pista aumentou, mas com voltas limpas e bem executadas, ambos os pilotos passaram para o Q2. Sabíamos que seria mais difícil entrar no Q3, mas novamente ambos os pilotos tiveram ótimas voltas e conseguiram passar. No Q3, tivemos que nos contentar com P9 e P10 depois que um incidente impediu Alex de completar sua volta final e Franco cometeu alguns pequenos erros que o impediram de ficar em P8. No entanto, a equipe e os pilotos podem olhar para trás e ver uma sessão consistente e ambos estão em uma boa posição para lutar por pontos amanhã”, concluiu.
Colapinto: “Alcançar o Q3 apenas minha segunda sessão de classificação na F1 é uma sensação incrível para mim e para a equipe. Eu não esperava entrar no Q3, pois estava apenas indo sessão por sessão, construindo o tempo todo. O carro tem estado no ponto até agora neste fim de semana e estou ficando mais confortável com ele e aprendendo uma nova pista. Acho que maximizamos quase todas as voltas que fizemos hoje. Tive um início difícil ontem, mas fizemos um ótimo trabalho para virar o jogo. Foi importante aumentar minha confiança após o acidente no TL1, especialmente em uma pista de rua. Meu erro no TL1 significou que não consegui fazer uma corrida longa, o que pode me prejudicar amanhã, mas acho que podemos fazer nossa preparação hoje à noite e entender onde posso melhorar. Estou orgulhoso do que já estamos conquistando juntos, pois este é apenas o começo, com muitas corridas restantes este ano. Vamos ver o que podemos fazer amanhã”, acrescentou.
Albon: “Tive três Q3s seguidos agora, o que é positivo, e levar os dois carros para o Q3 é bom. O carro está se comportando bem e a atualização está funcionando, mas para ser sincero, na verdade não estou muito feliz com o carro neste fim de semana, mas isso é um sinal positivo, pois mostra que ainda há mais por vir e ainda estamos bem no ritmo de corrida. Em relação ao problema com o ventilador no Q3, essas coisas acontecem. Ninguém fez de propósito e a equipe vai rever o que aconteceu, mas realisticamente, eu só ganharia uma, talvez duas posições se tudo corresse perfeitamente bem, mas ainda podemos lutar entre os dez primeiros amanhã”, finalizou.