F1: Williams sofre impacto no cronograma de 2025 devido a muitos acidentes em 2024

A sequência de acidentes no final da temporada 2024 da Fórmula 1, trouxe complicações para o cronograma de desenvolvimento da Williams para 2025. Dave Robson, chefe de desempenho da equipe, revelou que os danos sofridos durante as últimas etapas desviaram recursos que seriam destinados à preparação para o próximo ano.

Essa série de problemas começou com Alex Albon destruindo seu carro na sessão de classificação do GP de São Paulo. No mesmo final de semana, Franco Colapinto também sofreu forte um acidente sob chuva intensa. Em seguida, no GP de Las Vegas, Colapinto voltou a bater na sessão de classificação, com um impacto de 50G. Antes disso, Albon já havia sofrido um acidente de alta velocidade no México.

Robson explicou que o volume de reparos afetou a produção de peças para 2025. “Entrar em duas sequências de três corridas significava deixar a equipe de pista autossuficiente e permitir que a fábrica se concentrasse no carro do próximo ano. Não conseguimos fazer isso e tivemos que mobilizar a fábrica para produzir peças de reposição,” disse ele.

Embora a produção tenha sido impactada, Robson garantiu que o desenvolvimento dos carros de 2025 e 2026 não foi afetado. “A parte de design e desenvolvimento segue no caminho certo. O problema é apenas na produção de peças, que atrasou um pouco. Isso não deve prejudicar o carro inicial de 2025, mas gostaríamos de estar mais adiantados,” acrescentou.

Com o teto orçamentário da Fórmula 1 em vigor, a Williams precisará administrar seus recursos cuidadosamente para evitar mais problemas em 2025. A equipe passou por desafios semelhantes no início de 2024, quando atrasos na produção resultaram em uma escassez de peças sobressalentes, forçando Logan Sargeant a ceder seu carro para Albon no GP da Austrália, pelo fato da equipe não ter um chassi reserva, após uma forte batida de Albon.

Robson acredita que a equipe vai conseguir recuperar o tempo perdido, mas esses acidentes deixaram claro o desafio constante de equilibrar desenvolvimento e recursos em meio às limitações financeiras da categoria.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.