O chefe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que as recentes punições de dez segundos aplicadas a Max Verstappen no GP do México indicam uma nova postura dos comissários e deverão influenciar a forma como os pilotos competem.
“Quando as regras permitem um certo estilo, pilotos como Max vão explorar até o limite. Mas agora, com essa nova interpretação, acredito que todos vão ajustar suas abordagens”, afirmou Wolff.
Comentando as decisões dos comissários, Wolff destacou que atitudes como empurrar adversários para fora da pista agora estão sob a maior vigilância: “Os comissários decidiram que não querem ver esse tipo de ação. Esse será o novo padrão, e os pilotos sabem que isso pode resultar em penalidades de 5 ou 10 segundos,” acrescentou.
Wolff também relembrou as disputas entre Lewis Hamilton e Verstappen em 2021, observando que a postura mais permitida de alguns comissários no passado validava certos comportamentos.”Acho que antigamente, certos comissários tinham sua opinião e, como não era penalizada, basicamente a validavam. É justo o suficiente ter um piloto que dirige dentro dos regras e utiliza todas as margens que lhes são dadas pelos comissários,” concluiu.