Com a constatação, em 2022, da violação do teto orçamentário de 2021, a Red Bull recebeu além de uma multa financeira, uma penalidade que se aplica na redução de 10% na utilização do túnel de vento para este ano.
Também, por ter conquistado o título de construtores do ano passado, a equipe austríaca já dispõe de menos tempo no equipamento que auxilia nos testes aerodinâmicos, conforme política adotada pela competição.
Questionado como a punição da rival pode ajudar a Mercedes, Toto Wolff destacou em coletiva de imprensa, da qual o F1Mania.net participou: “Acho que eles fizeram um ótimo trabalho no ano passado lançando um carro que é meio segundo mais rápido do que qualquer outro. A falta de tempo no túnel de vento certamente não é boa para eles. Uma vantagem para nós nesta temporada.”
Contudo, o chefe da Mercedes acredita que a Red Bull não irá perder seu rendimento de uma hora para outra: “Mas se você tem uma máquina eficiente, pode compensar isso, ou grandes partes dela. Bom a longo prazo para nós.”
“Estivemos nessa situação, sem a penalidade, nos anos anteriores. Vencemos e tivemos menos tempo no túnel de vento do que qualquer outro nas duas últimas temporadas. Vai doer um pouco, mas se eles forem eficientes como uma organização, o que já demonstraram, não vai ser um grande problema”, destacou Wolff.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon