F1: Wolff acredita que punições de Verstappen podem mudar comportamento dos pilotos

Toto Wolff, chefe da Mercedes, acredita que pilotos como Max Verstappen sempre irão buscar explorar as brechas nas regras da Fórmula 1, quando elas são deixadas abertas à interpretação. No entanto, ele acredita que as punições aplicadas no GP do México podem conter esse tipo de comportamento.

Verstappen recebeu duas penalidades de dez segundos em sua disputa com Lando Norris, sendo considerado culpado por forçar o carro da McLaren para fora da pista e depois por sair da pista para obter vantagem.

A abordagem da FIA em relação ao estilo agressivo de Verstappen no Autódromo Hermanos Rodríguez, contrastou com a maneira como incidentes semelhantes foram tratados recentemente na F1. No entanto, Wolff acredita que os pilotos sempre buscarão os limites do que é aceitável quando as regras são deixadas abertas à interpretação. Ele sugeriu que a ação tomada no México pode mudar essa tendência.

“Um piloto sempre vai pressionar até o limite”, disse ele à imprensa. “Quando as regras, ou a execução ou interpretação das regras, permitem um certo estilo de corrida, um piloto como Max Verstappen sempre vai explorá-lo. Agora houve uma nova interpretação e execução dessas regulamentações, e acho que isso vai mudar a maneira como todos irão correr no futuro. Você não verá mais isso”, acrescentou.

Wolff destacou que o GP do México estabeleceu um novo precedente para os comissários de prova. Os pilotos devem se reunir no final de semana do GP do Catar para discutir as diretrizes de pilotagem, mas Wolff acredita que mudanças serão feitas antes disso.

Uma vez que Wolff esclareceu que um novo painel de comissários estava presente no México em comparação com Austin, ele explicou que os pilotos agora estarão cientes dos riscos de ultrapassar os limites.

“Os comissários hoje (domingo) decidiram que não querem ver os pilotos se empurrando para fora da pista”, disse ele. “Isso agora será a nova normalidade. Todos os pilotos estarão muito conscientes, se você fizer isso, corre o risco de uma penalidade de cinco ou dez segundos”, encerrou o chefe da Mercedes.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.