O chefe da Mercedes, Toto Wolff, afirmou que a equipe está enfrentando dificuldades para compreender as oscilações no desempenho durante a temporada 2024 da Fórmula 1. A Mercedes, que começou o ano com uma desvantagem significativa em relação à Red Bull Racing, chegou a ficar mais de 40 segundos atrás de Max Verstappen no GP do Bahrein, prova de abertura da temporada.
No entanto, com atualizações ao longo do ano, a equipe alemã conseguiu se recuperar, conquistando uma vitória com George Russell no GP da Áustria e mais duas com Lewis Hamilton nos GPs da Inglaterra e da Bélgica. Contudo, desde as férias da categoria, a Mercedes voltou a perder terreno, com McLaren e Ferrari dominando as corridas.
Wolff explicou que a variação no desempenho de uma corrida para outra tem sido ‘difícil de calcular’, já que o carro aparentemente inalterado pode variar de uma vitória a um sexto lugar. “Essa variação de performance entre as corridas, ou ao longo de algumas, é muito difícil de entender, porque o que parece ser o mesmo carro pode ir de vitória ao P6,” afirmou Wolff ao Autosport.
Nas últimas quatro corridas, a Mercedes alcançou apenas um pódio, enquanto a Red Bull não vence há oito etapas. A Ferrari, por sua vez, tem mostrado força com Charles Leclerc, que conseguiu pódios nos GPs da Holanda e do Azerbaijão, além de vencer em Monza diante de sua torcida. A McLaren também tem se destacado, marcando presença constante no pódio nas últimas catorze corridas.
Wolff reconheceu que a McLaren é a única equipe que parece não sofrer com essa oscilação de desempenho, mantendo uma base consistente. “Eles têm uma base muito forte e uma janela de performance menos estreita do que todos nós, o que os permite manter a performance estável,” acrescentou o chefe da Mercedes.
Enquanto outras equipes alternam entre bons e maus momentos, Wolff observou que Ferrari, após ser descartada antes das férias, voltou forte, e a Mercedes, que era uma das líderes antes da pausa, perdeu terreno. “É muito complicado identificar os fatores que influenciam o desempenho que, às vezes, até as mentes mais brilhantes ficam perdidas.”
Ainda assim, as vitórias conquistadas continuam sendo um parâmetro importante para a Mercedes medir seu desempenho atual. “Cada sessão agora é interessante, pois podemos nos comparar com as boas corridas. Sabemos que este carro tem ritmo. Ele é um vencedor de corridas,” completou Wolff.