O chefe da Mercedes, Toto Wolff, admitiu que uma escolha estratégica equivocada, custou a George Russell um possível pódio no GP do Catar de Fórmula 1. Largando da pole position, o britânico terminou em quarto lugar, frustrado por decisões que não corresponderam ao potencial mostrado nos treinos e na corrida Sprint.
Russell começou o GP com dificuldades, perdendo posições para Max Verstappen e Lando Norris logo na primeira curva. Durante a primeira fase da prova, ele enfrentou pressão de Oscar Piastri, da McLaren, o que levou a Mercedes a optar por uma parada antecipada na volta 23 para evitar um possível ‘undercut’.
No entanto, o pit stop demorou cerca de sete segundos, e Russell retornou à pista atrás de Fernando Alonso, da Aston Martin. Preso no tráfego, ele perdeu um tempo valioso, agravado por condições que anularam as vantagens dos pneus novos devido à baixa degradação na noite com temperaturas um pouco mais frias no Circuito Internacional de Losail.
“Essa decisão começou a desandar depois de quinze voltas, quando percebemos que o carro estava equilibrado, mas começou a escorregar”, afirmou Wolff. “Achamos que trocar os pneus e ajustar a asa dianteira ajudaria, mas isso não trouxe os resultados esperados.”
Além do erro estratégico, Wolff destacou que a Mercedes não teve ritmo suficiente para competir com Verstappen e Norris. Segundo ele, mesmo que Russell tivesse mantido a liderança no início, o desfecho não seria uma vitória.
“Eu acho que na corrida Sprint poderíamos vencer, mas em termos de ritmo puro, estaríamos atrás de Lando e Max. Um pódio era possível, mas muita coisa deu errado”, concluiu Wolff.
A equipe também sofreu com o comportamento imprevisível do W15, que, de acordo com o chefe da Mercedes, se tornou difícil de pilotar à medida que a aderência da pista aumentava durante o fim de semana.
O desempenho no Catar evidenciou a necessidade de ajustes tanto no carro quanto nas decisões estratégicas da equipe. A Mercedes segue focada em aprender com os erros para evitar que episódios semelhantes comprometam corridas futuras.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.