F1
|
30 de setembro de 2022 15:53

F1: Wolff afirma que FIA deve mostrar “integridade e liderança” se equipes violarem teto orçamentário

Desde que um teto orçamentário foi introduzido, não se sabe qual será a punição para quem o ultrapassasse, pois não havia nenhuma evidência de que alguma equipe houvesse estourado o limite permitido. No entanto, nesta sexta-feira, rumores começaram a crescer de que duas equipes, Red Bull e Aston Martin, teriam ultrapassado o limite de custos em 2021. Toto Wolff, chefe da equipe Mercedes, diz que a FIA e seu presidente, Mohammed Ben Sulayem, precisarão mostrar “integridade e liderança” se as equipes tiverem realmente violado o teto orçamentário.

É esperado que a FIA divulgue as revisões de auditoria dos orçamentos de 2021 na próxima semana, e os rumores são grandes de que tanto a Red Bull quanto a Aston Martin violaram o limite de custos, que foi de US$ 145 milhões no ano passado. Para este ano, o limite diminuiu para US$ 140 milhões, mas teve um acréscimo mais tarde por conta da alta na inflação que estava fora dos planejamentos de custos já feito pelas equipes.

Pequenas violações serão penalizadas com uma multa, o que se acredita ser o caso da Aston Martin. No entanto, o caso da Red Bull para ser diferente, pois aparentemente a equipe teria ultrapassado muito o valor estipulado, o que poderia resultar em uma penalidade esportiva, ou seja, perda de pontos no campeonato, multa financeira e até desclassificação do campeonato para equipe e pilotos.

Depois do controverso final da temporada de 2021, em que incluiu a presença de Lewis Hamilton e Mercedes, que culminou na saída de Michael Masi da FIA, o órgão regulador não pode permitir outro deslize, desta forma, devem adotar uma “postura séria”, que foi adotada em outras ocasiões nesta temporada. Foi o que Wolff disse em Singapura nesta sexta-feira.

“O teto de custos é provavelmente a evolução mais importante dos regulamentos para manter um campo de jogo equilibrado.

“E permitir que as equipes que não têm o orçamento total alcancem e coloquem no teto os gastos das principais equipes.

“Então, é de grande importância uma demonstração que essas regulamentações são policiadas.

“E não tenho motivos para acreditar no contrário. A FIA, particularmente Mohammed, mostrou uma postura bastante robusta na aplicação de todos os tipos de regulamentos.

“Então, acho que se estamos falando agora sobre algo grande, ele mostrará a mesma integridade e liderança que mostrou antes.”

Um excesso nos gastos teria permitido à Red Bull desenvolver mais seu carro, dando lhes um benefício na competição contra a Mercedes na última parte do campeonato em 2021. Questionado se esses benefícios deram uma vantagem injusta à equipe austríaca, Wolff evitou se antecipar em julgamentos.

“Não tenho informações nesse estágio se eles estão violando, ou quanto eles estariam violando.

“E obviamente, estar violando por um ano, significa que você provavelmente está violando um segundo ano e potencialmente um terceiro.

“E uma vez que isso seja esclarecido, tenho certeza de que muitas discussões vão partir sobre o efeito que isso teria. Mas é muito cedo nesta fase para comentar.”

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.