F1
|
3 de setembro de 2024 10:23

F1: Wolff afirma que McLaren enfrenta dilema sobre ordens de equipe

Toto Wolff, chefe da Mercedes, afirmou que a McLaren está em uma situação difícil ao decidir se deve implementar ordens de equipe no restante da temporada 2024 da Fórmula 1.

A McLaren desperdiçou outra vitória na corrida em Monza, o que reavivou o debate sobre a falta de prioridade da equipe para Lando Norris. Norris conseguiu reduzir a vantagem de pontos para Max Verstappen para 62 pontos, mas não conseguiu capitalizar sobre a pole position, terminando em terceiro.

No GP da Itália, as chances de uma vitória de Norris foram prejudicadas na primeira volta, quando seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, fez uma manobra ousada na curva 4, o que permitiu que Charles Leclerc passasse.

O chefe da McLaren, Andrea Stella, disse que planeja revisar se a ultrapassagem de Piastri, que custou uma dobradinha para a equipe em Monza, cumpriu as regras de engajamento da equipe.

Stella também reconheceu que Norris, que está 46 pontos acima de Piastri, representa a melhor esperança de título da McLaren e acrescentou que ordens de equipe podem ser impostas em breve.

Wolff, que já lidou com companheiros de equipe briguentos na Mercedes durante uma disputa de título, afirmou que não se pode subestimar o quão difícil é gerenciar a situação da McLaren.

“Acho que como uma equipe de corrida que está lutando na frente, você está entre a cruz e a espada, porque de um lado eles são pilotos, e nós queremos garantir que o melhor homem vença, mas por outro lado, quando começa a ficar disfuncional e impactar o desempenho da sua equipe, como você reage a isso? A equipe sempre está no lado perdedor, porque se você congelar posições e tiver ordens de equipe, então você talvez não tenha o que nossa alma de corrida quer fazer, mas o lado racional precisa prevalecer”, disse o chefe da Mercedes.

“No final, você não quer perder um campeonato por três ou cinco pontos que você poderia ter facilmente conseguido, então, andar nessa corda bamba é muito difícil e não há uma verdade universal sobre como lidar com isso”, acrescentou.

Wolff disse também, que Stella, que está no comando da McLaren desde o final de 2022, deve estar disposto a endurecer sua postura em relação às corridas para ajudar a McLaren a conquistar títulos.

“Não há ninguém que entenda mais do esporte do que Andrea. Ele viu tudo isso se desenrolar diante de seus olhos várias vezes na Ferrari (entre 2000 e 2014). Ele tem essa alma de ‘Racer’ que não quer fazer isso e quer deixá-los correr, mas acho que eles vão chegar a alguma conclusão depois desta corrida”, completou Wolff.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.