Na temporada passada, a Red Bull levou tudo o que tinha direito no campeonato de construtores e pilotos da Fórmula 1, estabelecendo uma dominância na competição. Contudo, para este ano, a pentacampeã inicia a jornada com alguns obstáculos.
Com a constatação, em 2022, da violação do teto orçamentário de 2021, a Red Bull recebeu além de uma multa financeira, uma penalidade que se aplica na redução de 10% na utilização do túnel de vento para este ano.
Também, por ter conquistado o título de construtores do ano passado, a equipe austríaca já dispõe de menos tempo no equipamento que auxilia nos testes aerodinâmicos, conforme política adotada pela competição em 2021.
Christian Horner, chefe da Red Bull, afirmou que a punição já está afetando o desenvolvimento deste ano. Já Toto Wolff acredita que o impacto não será tão grande.
“A falta de tempo no túnel de vento certamente não é boa para eles e é uma vantagem para nós nesta temporada, mas, se você tem uma máquina eficiente, certamente pode compensar isso ou grande parte disso”, afirmou Wolff em coletiva de imprensa do lançamento do W14, da qual o F1Mania.net participou.
“Estivemos nessa situação, sem a penalidade, nos anos anteriores. Vencemos e tivemos menos tempo no túnel de vento do que qualquer outro nas duas últimas temporadas. Vai doer um pouco, mas se eles forem eficientes como uma organização, o que já demonstraram, não vai ser um grande problema”, apontou.
Ainda, projetando a temporada da Mercedes, Toto destacou: “Ouvimos comentários muito positivos de algumas das outras equipes de que estaremos lá, mas precisamos provar isso a nós mesmos, que tomamos as decisões certas.”
“Eu adoraria ter uma disputa lá na frente e talvez não apenas entre as três melhores equipes, mas talvez um dos outros possa se juntar a nós lá. Isso é bom para a Fórmula 1, é o que a torna tão prazerosa”, salientou Wolff.