F1
|
28 de outubro de 2022 21:09

F1: Wolff compreensível, “no geral, é bom ver que há uma penalidade”

Nesta sexta-feira, foi divulgada a penalidade para a Red Bull e a Aston Martin por terem violado as regras do teto orçamentário de 2021. Ambas as equipes foram multadas, e a equipe austríaca ainda recebeu uma punição esportiva de 10% a menos de tempo no túnel de vento no próximo ano. Quando perguntado sobre se achava a punição justa, Toto Wolff, chefe da Mercedes, respondeu: “No geral, é bom ver que há uma penalidade, independente se consideramos ela leve ou pesada.”

Em entrevista à Sky Sports, o chefe austríaco acrescentou: “Acho que o mais importante para mim é a governança robusta. Eles não foram flexíveis.

“Eles seguiram o processo e como ele funcionou. Frederico e sua equipe, Shellie Ann e Nicholas foram absolutamente bons na avaliação. Eu sei como eles foram rigorosos conosco ao longo do ano. Foi um processo rigoroso.

“É uma lista de coisas que é mais precisa. Você precisa acompanhar o tempo das pessoas. Quando alguém trabalha 80% na F1, você realmente precisa fazer check-in e check-out como um advogado. É um jogo relativo. É o esporte de ganhos nas margens. Todos nós tivemos que cobrir o pagamento de auxílio-doença, folhas de jardinagem e cantina. Então, nove equipes estavam bem e uma em violação.”

Além da penalidade esportiva e da multa, Wolff acredita que há uma penalidade na imagem da equipe. “O que você vê além de uma penalidade esportiva são danos financeiros e à reputação. Em um mundo de transparência e boa governança isso não é mais uma realidade. Em termos de negócios, a equipe que você é, você está representando uma marca e seus parceiros.”

Wolff afirmou que um dos maiores gastos está na área de marketing, onde eles gastam 25 milhões de libras, e logo depois disso está o salário dos pilotos. A Mercedes conseguiu se manter dentro do teto orçamentário, graças a uma moderação que eles colocaram desde o início, para minimizar riscos de gastos excessivos.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.