F1: Wolff defende Verstappen após punição por palavrão

Toto Wolff, chefe da equipe Mercedes, saiu em defesa de Max Verstappen após o piloto da Red Bull Racing ser punido por usar uma linguagem ofensiva durante a coletiva de imprensa do GP de Singapura de Fórmula 1 na última quinta-feira. Verstappen foi condenado pela FIA a realizar serviços comunitários, após ter utilizado o termo ‘f***ed’ na entrevista. Para Wolff, a situação não é tão grave e faz parte da natureza emocional do esporte.

“Queremos ver emoção e momentos autênticos”, disse Wolff. Ele destacou que, embora seja importante controlar a linguagem em certos contextos, banir o uso de palavras mais fortes pode acabar eliminando a espontaneidade que atrai os fãs para a Fórmula 1. “Se pudermos suavizar um pouco, é bom para todos, mas não acho que seja necessário proibir certas palavras”, disse ele.

Perguntado sobre a punição de Verstappen, Wolff sugeriu que a sanção foi exagerada. “Eu me pergunto quem realmente presta atenção ao que é dito nas coletivas da FIA. Nós fazemos parte de um grupo que se conhece bem e viaja junto durante a temporada. Usar uma palavra de baixo calão não é o fim do mundo”, afirmou o austríaco.

Ele ainda relembrou um episódio envolvendo ele próprio e o chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, que foram chamados pelos comissários por linguagem inapropriada no ano passado. “Foi como voltar à escola, ser chamado pelo diretor. Mas aprendemos com isso e seguimos em frente”, concluiu Wolff, defendendo um equilíbrio entre emoção e civilidade no esporte.

Para Wolff, embora a Fórmula 1 deva buscar um nível mais elevado de comunicação, é importante manter a autenticidade. “Se todos precisarmos adaptar nossa linguagem, incluindo os chefes de equipe, vamos acabar nos tornando mais civilizados. Mas precisamos lembrar que os pilotos estão em situações de extremo estresse e isso faz parte do espetáculo”, acrescentou.

A declaração de Wolff destaca a necessidade de preservar a paixão e a emoção no esporte, ao mesmo tempo em que se encontra um meio-termo para evitar excessos que possam prejudicar a imagem da Fórmula 1.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Singapura com o jornalista Rodrigo França.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.