Após uma temporada abaixo das expectativas em 2023, a Mercedes ‘aponta seus canhões’ para a temporada 2024 da Fórmula 1 com um pouco mais de otimismo. Toto Wolff, chefe da equipe, garante que ‘muitas coisas boas estão por vir’ no novo carro, o W15, com o objetivo de voltar a brigar pelo título.
Em 2022 a Mercedes chegou à nova era da F1, marcada pelo retorno do efeito solo, embalada por oito campeonatos consecutivos de construtores. No entanto, a mudança de regulamentos pegou a equipe de surpresa, resultando em apenas uma vitória em dois anos e o abandono da ousada solução ‘zeropod’.
Apesar de não ter vencido nenhuma corrida em 2023, a Mercedes conseguiu terminar o campeonato em segundo lugar, atrás da dominante Red Bull, que venceu 21 das 22 provas. Para 2024, a equipe de Brackley promete uma filosofia renovada e Wolff se mostra otimista com os primeiros sinais do W15.
“Temos uma diferença para os líderes”, reconhece Wolff. “Mas as equipes de Brixworth e Brackley estão motivadíssimas. Temos muitas coisas boas em desenvolvimento, muitas novidades, e com todo o aprendizado do ano passado, estamos em uma boa posição para o que está por vir. Precisamos aproveitar o momento do segundo lugar no campeonato e levar isso para as fábricas.”
Christian Horner, chefe da Red Bull, acredita que o ritmo de desenvolvimento de sua equipe vai desacelerar com o passar do tempo e que os outros times, incluindo a Mercedes, vão se aproximar. Wolff concorda com isso, mas destaca que, além de depender da rival, a Mercedes precisa resolver os problemas fundamentais do carro atual.
“Sejamos honestos, eles (Red Bull) têm uma vantagem porque começaram muito bem com o novo regulamento. Alcançá-los será um esforço monumental. Em algum momento, esperamos que o ritmo de desenvolvimento deles diminua e que possamos nos aproximar. Mas não basta adicionar um décimo de downforce, o nosso carro tinha um problema fundamental. Ele é instável, os pilotos não têm confiança, e se conseguirmos resolver isso, acredito que podemos dar um salto como outras equipes fizeram”, encerrou o chefe da Mercedes.
A declaração de Wolff revela o otimismo que reina na Mercedes para a próxima temporada. Embora o desafio seja grande, a equipe parece determinada a recuperar seu lugar no topo do grid da Fórmula 1 em 2024.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.