Após três etapas disputadas no calendário, a Aston Martin se mostrou a sensação da Fórmula 1. A equipe que na temporada passada encerrou a competição em sétimo, agora briga com as equipes de ponta da tabela.
A evolução chamou atenção dos rivais, Toto Wolff, por exemplo, destaca o trabalho sólido feito pelo time de Silverstone: “Só temos que reconhecer que uma equipe fez um trabalho melhor do que todas as outras, então [a trajetória da] Aston Martin é de se aplaudir, porque acabou de dar um grande passo à frente”, disse o austríaco ao Motorsport.
“E é por causa do bom trabalho, não há mágica ou algo que torne o carro misteriosamente rápido, é apenas engenharia sólida e todas as áreas únicas”, acrescentou o chefe da Mercedes.
Wolff também atentou para a contratação de Dan Fallows – ex-chefe de aerodinâmica da Red Bull que desde abril de 2022 ocupa o posto de diretor técnico na Aston Martin.
“Eles fizeram um trabalho muito bom, contrataram um homem da Red Bull que conseguiu deixar o carro dois segundos mais rápido”, apontou em conversa com a OE24. “Há um ano, eles eram 17º e 19º nos treinos. Isso prova como o carro é bom. Nunca vi um salto desses na Fórmula 1.”
Atualmente, a Aston Martin ocupa a segunda posição no campeonato de construtores, com 65 pontos, nove à frente da terceira colocada Mercedes.