A detentora de oito títulos consecutivos na categoria perdeu sua hegemonia diante dos novos regulamentos técnicos da Fórmula 1. A Mercedes tentou uma abordagem diferente e acabou ficando para trás na competição.
A equipe de Brackley passou boa parte da temporada tentando resolver os diversos problemas do W13. Nos estágios finais, mostrou sinais de recuperação, conquistando pódios em Austin, na Cidade do México e uma dobradinha em São Paulo.
“A vitória foi definitivamente importante para confirmar nosso desenvolvimento”, apontou Toto Wolff à revista Auto, Motor und Sport. “Acreditamos que antes do verão entendemos onde as coisas deram errado. Isso não é algo que você consegue mudar da noite para o dia. Você precisa de muitos meses de preparação.”
“Ao vencer, também podemos riscar esse item da nossa lista. Ninguém pode dizer que a Mercedes não venceu uma corrida em 2022. E não apenas vencemos, mas também vencemos a corrida sprint e terminamos em primeiro e segundo no GP. Não foi por acaso aquele fim de semana”, destacou o chefe da Mercedes.