F1
|
28 de julho de 2024 12:57

F1: Wolff explica decisão de deixar Russell vencer com estratégia de uma única parada

George Russell conquistou a vitória do Grande Prêmio da Bélgica de F1 com uma estratégia surpreendente de apenas uma parada, à frente de seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton.

O chefe de equipe, Toto Wolff, explicou por que deixou Russell vencer o GP da Bélgica com uma estratégia de uma parada. Em uma corrida em Spa dominada pela alta degradação dos pneus, Russell surpreendeu a todos ao parar apenas uma vez a caminho de uma vitória inesperada, à frente do companheiro de equipe Hamilton, que fez duas paradas convencionais.

Hamilton se aproximou de Russell a menos de meio segundo enquanto tentava alcançar o companheiro de Mercedes com pneus 19 voltas mais novos, mas Russell se manteve firme e registrou sua terceira vitória na carreira.

Com as diferenças entre os carros próximas e o undercut poderoso, Wolff revelou que a intenção da Mercedes de evitar que Charles Leclerc e Lando Norris fizessem undercut em Hamilton e Russell, foi crucial para a estratégia adotada.

“Eu gostaria de ter dois vencedores hoje, mas tivemos que cobrir Leclerc e Norris. Teríamos sofrido um undercut, e essa foi a decisão, e George não tinha nada a perder. Estávamos em P5, e as estratégias de uma e duas paradas mostravam P5, então apenas o mantivemos na pista. George foi muito bem hoje, mas quando você olha para o ritmo, Lewis também foi muito bem. Ambos fizeram um trabalho fabuloso, a estratégia funcionou para George e não para Lewis, mas como eu disse, gostaria de ter dois vencedores hoje,” disse Wolff.

Na sexta-feira a Mercedes teve dificuldades de ritmo em Spa, retirando algumas atualizações do W15 para um melhor equilíbrio, mas tem sido um dos carros mais rápidos nas últimas seis corridas, conquistando três vitórias. O austríaco achava que a equipe não estava em condições de vencer, mas, apesar da surpresa, pediu que a equipe mantivesse os pés no chão.

“Na sexta-feira, não éramos realmente competitivos, então esperávamos, no melhor cenário, um pódio, mas a equipe trabalhou muito bem durante a noite em Brackley e tomou as decisões certas”, acrescentou Wolff.

“O carro estava bom com uma parada e estava bom com duas paradas. Infelizmente, a temporada começou em março, não na Áustria. Precisamos apenas manter os dois pés no chão e tentar fazer o melhor em cada corrida, e então veremos qual será o resultado no final do campeonato. Se tivéssemos terminado em terceiro [em Spa], teria sido um sucesso,” finalizou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.