F1: Wolff frustrado com desempenho no GP de Abu Dhabi, “resumo da temporada”

Na semana passada, no GP de São Paulo, a Mercedes levou a glória máxima conquistando sua primeira vitória e dobradinha da temporada de 2022. No entanto, neste domingo, no GP final em Abu Dhabi, as coisas não correram tão bem. Lewis Hamilton foi obrigado a abandonar a duas voltas do fim, enquanto George Russell não conseguiu passar do quinto lugar. Toto Wolff, chefe da equipe, acredita que a corrida no circuito de Yas Marina resumiu a temporada da Mercedes.

A equipe alemã largou na terceira fila do grid, com Hamilton e Russell em P5 e P6, respectivamente. Logo na primeira volta, o heptacampeão fez uma ultrapassagem sobre Carlos Sainz, da Ferrari, para ficar com o quarto lugar. Entretanto, depois de ser forçado para fora da pista e manter a posição tendo cortado o traçado, ele foi obrigado a voltar para a quinta colocação. O britânico mais novo não fez uma largada tão boa, e caiu para sétimo ainda no início.

Algumas voltas mais tarde, Hamilton pareceu perder velocidade e reclamou de alguns diferentes problemas no rádio. A equipe suspeita que o incidente com Sainz pode ter danificado o assoalho. Faltando apenas duas voltas para o fim da temporada, Lewis precisou abandonar a corrida. Wolff relatou que a equipe “cozinhou os pneus”.

Em entrevista à Sky Sports, o chefe da Mercedes disse: “Isso realmente não foi bom. Terceiro mais rápido hoje, um freando e o outro ficando sem pneus. Um resumo da temporada e aqui estamos nós. Acho que queimamos os pneus nas primeiras voltas, o carro estava forte, mas o dianteiro direito acabou. Talvez algo que deveríamos ter previsto, sabíamos que Abu Dhabi seria difícil. O Brasil foi espetacular. Pelo menos cumprimos a meta de uma vitória em corrida.”

Pela primeira vez desde 2014 a Mercedes sai de Abu Dhabi sem o campeonato mundial de construtores, que neste ano ficou nas mãos da Red Bull. Depois de oito anos de sucesso, a equipe alemã não conseguiu criar um carro vencedor com as novas regras e regulamentos aerodinâmicos introduzidos em 2022. Wolff promete se lembrar desta temporada para sempre, e promete um retorno ao topo em 2023.

“Vamos colocar esses carros na recepção para nos lembrarmos todos os dias o quão difícil pode ser. Esta é uma temporada de construção de caráter. Agora, estamos avançando para o próximo ano, e ano que vem estaremos de volta.”