Toto Wolff, chefe da Mercedes, precisou mudar sua abordagem de liderança para evitar um colapso interno na equipe alemã. A revelação veio em uma entrevista de Wolff ao Formula.hu.
Com chegada na equipe em 2013, Wolff encontrou a Mercedes em ascensão. A equipe conquistou a primeira vitória naquela temporada e em 2014, já dominava a Fórmula 1, adaptando-se perfeitamente às mudanças de regulamento. No entanto, a nova alteração de regulamentos em 2022 colocou a Mercedes para trás, o que exigiu uma mudança de postura do dirigente austríaco.
“Quando entrei na equipe, a liderei de uma certa maneira. Eu era muito emocional e implacável. Mantive todo o nosso sistema sob pressão constante, queria agitar a organização e meu único objetivo era nos transformar em campeões mundiais”, disse Wolff sobre sua fase inicial na Mercedes.
O impacto da nova era da F1 foi duro para a equipe. Em 2022, a Mercedes não era mais favorita e venceu apenas uma corrida, em Interlagos. O carro também sofreu muito com o ‘porpoising’ ao longo daquela temporada. “Então veio 2022 e as ‘emoções incríveis’, quando eu pensava ‘não podemos estar tão atrás, vamos nos recuperar em breve’. Então, percebi que não seria algo rápido”, acrescentou.
Wolff também revelou como precisou mudar como pessoa devido à nova abordagem. “Toda a equipe estava em perigo de colapso sob pressão. Eu mudei isso. Me tornei mais pragmático, passei a analisar as coisas com mais profundidade e dei uma chance às pessoas em vez de ser muito brutal e direto. Também entendi que a impaciência não torna o carro mais rápido”, concluiu.
A mudança na forma de liderança parece ter surtido efeito. Após não conseguir nenhuma vitória em 2023, a Mercedes já soma três triunfos em 2024. George Russell venceu na Áustria, enquanto Lewis Hamilton conquistou sua 104ª e 105ª vitórias na carreira, em Silverstone e Spa-Francorchamps, respectivamente.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.