Toto Wolff, chefe da equipe Mercedes na Fórmula 1, afirmou que não se identifica com o rótulo de ‘líder’ dentro da organização. Segundo o austríaco, que assumiu o comando da equipe em 2013, o conceito de liderança, no qual uma figura se posiciona acima dos demais, não reflete sua visão de trabalho coletivo.
“Eu realmente tenho dificuldade com a palavra ‘líder’, porque, para mim, isso significa estar acima das pessoas, e não com elas”, disse Wolff durante o podcast High Performance. “Há muitos líderes nesta organização. Eu tento contribuir como chefe de equipe, Lewis (Hamilton) é um líder como piloto, James (Allison) é um líder com os engenheiros, e há muitos outros na equipe.”
Wolff destacou que o sucesso da Mercedes é fruto do trabalho coordenado entre as diversas áreas e profissionais, sem que todos estejam centralizados em um único objetivo. “Temos essa metáfora: não somos como um grupo de crianças de cinco anos correndo atrás da bola no futebol. Deixamos a bola correr enquanto cada um permanece no seu centro de competência”, acrescentou.
Além de abordar sua perspectiva sobre liderança, Wolff também falou sobre a luta constante com a autocrítica em seu dia a dia, algo que segundo ele, se reflete em ações simples, como a escolha de quais notícias ler pela manhã.
“Todos os dias há um momento em que penso: ‘Estou realmente atendendo às minhas próprias expectativas?’. Isso começa pela manhã. Estou aproveitando esse período de forma positiva? Li algo que me colocou em um bom estado mental para o dia ou desperdicei tempo com algo irrelevante?”, concluiu o chefe da Mercedes.
Para Wolff, essa reflexão diária é parte de seu esforço contínuo para se manter alinhado aos altos padrões que ele exige de si mesmo e de sua equipe.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.