O piloto chinês, Zhou Guanyu, está tentando encontrar uma solução para seu futuro no paddock da Fórmula 1, após a notícia divulgada nesta quarta-feira (06), que deixará a Sauber-Audi (Stake F1 Team), após o final da temporada 2024.
A Sauber anunciou hoje que Zhou e Valtteri Bottas deixarão a equipe suíça no final da temporada. Pouco depois do anúncio da demissão de ambos, a Sauber anunciou que Gabriel Bortoleto fará dupla com Nico Hulkenberg a partir de 2025.
“Vou deixar a Stake F1 Team Kick Sauber no final da temporada de 2024”, escreveu Zhou em uma declaração nas redes sociais. “Gostaria de agradecer a todos os fãs pelo apoio contínuo. Vocês têm sido fantásticos e continuam a me inspirar. Tenho muito orgulho de representar meu país como o primeiro piloto chinês na Fórmula 1. Espero que minhas corridas continuem a inspirar outros que estão seguindo minha história. Estou feliz por já ter conquistado muitas coisas em condições difíceis na F1, incluindo marcar pontos em minha primeira corrida, voltas mais rápidas e algumas disputas memoráveis.”
O início da vida de Zhou na F1, veio com um 10º lugar com a Sauber (quando a equipe ainda se chamava Alfa Romeo) no GP do Bahrein de 2022. A Sauber começou o ciclo de regras de efeito solo da categoria como uma equipe do meio do pelotão, mas ainda no meio da temporada 2022, as coisas começaram a desandar.
A equipe sediada em Hinwil ficou em sexto lugar no campeonato de construtores em 2022 com 55 pontos, antes de cair para o nono lugar no ano seguinte com apenas 16 pontos marcados. Este ano a Sauber ainda não pontuou e Zhou tem lutado constantemente para lidar com o carro C44, sendo constantemente superado pelo companheiro de equipe Bottas.
Mesmo assim, com apenas as confirmações das duplas de pilotos da Red Bull Racing e de sua equipe-irmâ, RB, a serem definidas para o próximo ano, parece que Zhou está buscando uma oportunidade como piloto reserva para 2025.
“Infelizmente, as duas últimas temporadas foram desafiadoras para todos, mas quero olhar para o futuro. Estou positivo sobre o futuro e agora estou totalmente focado em garantir que posso realmente mostrar do que sou capaz. Estou discutindo várias opções para permanecer na Fórmula 1 e atualizarei vocês em breve”, completou o piloto chinês.