O piloto chinês Zhou Guanyu, da equipe Alfa Romeo Stake, enfrentará um desafio extra no GP do Azerbaijão, já que foi confirmado que ele largará do final do grid devido a trocas de componentes em sua unidade de potência. A equipe suíça realizou alterações no carro de Zhou, instalando um novo armazenamento de energia e componentes eletrônicos de controle para a corrida deste fim de semana.
De acordo com as regras da Fórmula 1, cada piloto tem um limite de dois exemplares de cada peça da unidade de potência permitidos por temporada. No entanto, o piloto chinês foi equipado com um terceiro conjunto de armazenamento de energia e componentes eletrônicos, excedendo o número permitido.
Essas trocas resultaram em uma violação do Artigo 28.2 do regulamento esportivo da F1. Como essa é a primeira vez que Zhou excede o número de componentes permitidos além do seu pool alocado, ele foi punido com uma perda de 10 posições no grid para cada componente trocado. No total, a penalidade resulta em uma perda de 20 posições no grid para o piloto.
No entanto, como Zhou já acumulou mais de 15 posições de penalidade no grid durante a temporada, ele será obrigado a largar do fundo do grid, conforme o estipulado no Artigo 42.3 d do regulamento esportivo. Isso significa que, independentemente de sua performance na qualificação ou em outros treinos, ele começará a corrida de domingo na última posição do grid em Baku.
O desafio agora será para Zhou e a Alfa Romeo trabalharem em uma estratégia eficaz para tentar recuperar posições ao longo da corrida nas ruas desafiadoras do circuito de Baku.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.