Zhou Guanyu se prepara para um momento especial em sua carreira na Fórmula 1. O piloto chinês disputará sua primeira corrida em casa, no circuito de Xangai, neste próximo final de semana. E apesar do início de temporada difícil para a Sauber (Stake F1 Team), Zhou tem um objetivo ambicioso: conquistar os primeiros pontos da equipe no ano.
A Sauber sofreu com problemas nos pit stops nas primeiras corridas, o que mascarou seu potencial real de velocidade. Entretanto, melhorias recentes fizeram a equipe reduzir consideravelmente o tempo médio gasto nas paradas. Agora Zhou espera que isso seja suficiente para pontuar pela primeira vez em 2024.
O GP da China não será apenas uma chance para a Sauber subir na classificação de construtores, mas também marcará a estreia de Zhou em sua terra natal. O piloto estreou na F1 em 2022, mas a China não sediou corridas naquele ano nem em 2023 devido à pandemia de Covid-19.
“Não poderia estar mais animado para finalmente correr em casa, em Xangai”, disse Zhou antes do evento. “Ser o primeiro piloto chinês a competir na Fórmula 1 na China significa muito para mim. É uma imensa alegria, orgulho e responsabilidade. Não é só mais uma corrida para mim, pois após quatro anos fora do calendário, a categoria finalmente retorna para a China, e com um piloto chinês no grid, vamos escrever história.”
Zhou acredita que sua presença na F1 inspirará jovens chineses a se interessarem pelo automobilismo, destacando a popularidade da categoria em seu país. “É uma oportunidade de inspirar e abrir caminho para que as futuras gerações se interessem pelo esporte. Vimos a paixão que nos espera quando os ingressos foram colocados à venda e se esgotaram em poucas horas. Meu país ama corridas e espera por este momento há anos”, afirmou.
Apesar da importância histórica do evento, para Zhou e para a China, o foco principal continua sendo o desempenho na pista. No momento, a Sauber está na penúltima colocação do campeonato de construtores.
“Para mim, o foco continua sendo a performance. Quando chegar à pista, vou encarar isso como qualquer outro fim de semana de corrida e trabalhar duro para extrair o máximo do carro”, afirmou Zhou. “Mal posso esperar para dar o meu melhor, compartilhar a paixão com toda a nossa equipe e com o público em casa, e começar um novo capítulo do automobilismo chinês junto com a torcida”, encerrou o piloto chinês.