Sem contrato para 2024, Zhou afirma que espera de mais de dois anos pode significar fim de sua trajetória
Zhou Guanyu, piloto da Stake F1 Team, está em uma situação delicada ao não ter um contrato garantido para a próxima temporada de Fórmula 1. Com a incerteza sobre quem será o companheiro de equipe de Nico Hulkenberg, Zhou se vê próximo de um cenário que ele teme: o de ficar fora do grid, semelhante ao que ocorreu com Mick Schumacher.
Schumacher, que foi dispensado pela Haas no final de 2022, ainda não conseguiu retornar ao grid, mesmo sendo piloto reserva da Mercedes. Zhou expressou sua preocupação em enfrentar uma trajetória semelhante: “Eu sinto que ele [Schumacher] esperou um pouco demais, porque eu acho que, com a espera que teve, ele poderia ter conseguido chances melhores em outros lugares”, afirmou Zhou aos veículos de imprensa.
Zhou explicou que estar muito tempo fora da Fórmula 1 pode ser perigoso para sua carreira: “Porque, obviamente, agora ele ainda não consegue uma vaga para o próximo ano, o que seria um pouco difícil se eu estivesse na posição dele”. Ele também acrescentou que não quer ficar preso ao papel de piloto reserva: “Na Fórmula 1, você precisa ser muito rápido, eficiente, e se há uma chance de agarrar [um assento], se você continuar esperando, você pode acabar como terceiro piloto para sempre. Esse não é o caso que eu quero”.
Apesar de ainda não ter uma vaga para 2024, Zhou está disposto a aguardar até 2026, quando entram em vigor as novas regulamentações de motores, para retornar ao grid. O piloto chinês, de 25 anos, está preparado para esperar por até dois anos, mas admite que, se não houver uma oportunidade após esse período, pode encerrar sua carreira na Fórmula 1.
“No momento, acho que a Fórmula 1 é a prioridade, e se isso não acontecer, então precisaremos ficar atentos”, afirmou Zhou. “Estou em uma posição em que, se precisar esperar um ano, estou disposto a fazer isso. Mas se eu esperar mais de um ou dois anos, provavelmente me despedirei deste campeonato. Mas, por enquanto, estou focado na F1”.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.