F1
|
15 de março de 2018 17:30

FIA considera regular “asa traseira soprada” da Renault

O órgão que regula a Fórmula 1 não pedirá à Renault para que altere o layout de escape do carro 2018 da equipe. O R.S-18 amarelo e preto, foi centro das atenções durante o teste da pré-temporada em Barcelona. Porque, aparentemente, o escape havia sido posicionado em direção a uma asa traseira, que é especialmente resistente ao calor. Isso apesar do fato de que, o escape “soprando” não é permitido.

No início da semana a FIA disse estar investigado o conceito da asa e escape da equipe francesa.

Mas o diretor de corrida da F1, Charlie Whiting, deu a sua opinião: “Eu acho que qualquer vantagem que eles obtêm é absolutamente pequena. Não vejo nenhum problema, desde que não operem o motor em um modo que não seja normal”, acrescentou Whiting, respondendo para publicação italiana “Autosprint”.

Whiting ainda disse que, o que a Renault está fazendo não é diferente: “Temos que aceitar que o efeito dos gases de escape nas asas existe e sempre existiu”, disse o diretor de corrida.

Segundo ele: “Em 2013 o impacto foi enorme, então, uma das coisas que fizemos em 2014, foi garantir que qualquer efeito dos gases de escape seja pequeno. Nós saberemos durante o ano se vai ser necessário intervir novamente”, acrescentou Whiting em referência ao carro da Renault.

Conceito da asa visto de um ângulo próximo ao carro da Renault:

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.