A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) revelou a direção que os regulamentos da Fórmula 1 para 2026 irão tomar, com um foco em carros menores, mais leves e mais ágeis.
Nikolas Tombazis, Diretor de Monopostos da FIA, discutiu as mudanças planejadas para 2026, visando um limite de peso significativamente menor. “Nosso objetivo é ter um limite de peso significativamente menor, e estamos olhando para reduzir o limite de peso em 40 a 50 quilos em 2026,” disse Tombazis em entrevista à Autosport.
Além disso, alterações estão previstas nas dimensões gerais dos carros da F1, com uma redução no entre-eixos para 3400mm, de um máximo atual de 3600mm, e uma largura menor, passando de 2000mm para 1900mm. Essa redução nas dimensões do carro poderia levar a uma diminuição da força aerodinâmica, e Tombazis acredita que uma redução na carga aerodinâmica também é chave para economia de peso nos futuros carros da F1.
“Esta menor força aerodinâmica significa que muita da carga em componentes, como a suspensão, reduzirá e isso permitirá que as equipes reduzam o peso consequentemente,” explicou Tombazis.
Tombazis também revelou que a F1 buscará um conceito de roda menor. “Estamos visando provisoriamente rodas de 16 polegadas, com diâmetro de roda menor e largura menor tanto na frente quanto atrás. Todas essas coisas, acreditamos, estão empurrando para um peso significativamente menor.”
O último grande conjunto de mudanças nos regulamentos da F1 ocorreu na temporada de 2022, com a introdução do efeito solo visando facilitar as ultrapassagens e seguir os competidores de perto. Tombazis quer que os regulamentos de 2026 aprimorem ainda mais este conceito.
“Nós acreditamos que para a próxima rodada [de regras em 2026] alcançaremos uma solução muito mais robusta para corridas próximas,” disse ele.
Tombazis também discutiu o futuro do DRS dentro da F1, um sistema introduzido na temporada de 2011 que permite ao carro perseguidor abrir a asa traseira quando dentro de um segundo do carro à frente em certas zonas do circuito.
“Haverá algo equivalente ao DRS atual, que basicamente permitirá que o carro perseguidor que está dentro de um certo limite potencialmente entre em posição de ataque,” disse ele.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.