Segundo o diretor de automobilismo da Fórmula 1, Ross Brawn, os fãs da categoria terão que esperar até 2021, para que o atual problema da falta de ultrapassagens nas corridas possa ser resolvido.
A F1 introduziu novos regulamentos aerodinâmicos em 2017, o que tornou os carros mais rápidos. No entanto, devido ao aumento da turbulência do ar, causada pelos carros que estão na frente na pista, os pilotos sentem dificuldade de acompanhar seus competidores.
Ross Brawn diz que a F1 deve consertar o problema apropriadamente e, portanto, introduzirá um novo esquema, mas somente para 2021.
“Até que adotemos uma abordagem estruturada para o problema, não faremos nenhum progresso. Um de nossos objetivos, que estamos analisando com a FIA e as equipes, é que para 2021, queremos ter carros que permitam que os pilotos realmente lutem uns contra os outros na pista”, disse Brawn.
“A FIA e a F1 estão realizando um programa de pesquisa aerodinâmica com dois modelos de carros, ambos no túnel de vento. Precisamos desenvolver um projeto de carro que atinja o nível de desempenho que vemos agora, mas permita a ação roda a roda”, revelou o diretor de automobilismo da F1.
Na próxima corrida, no Bahrein, a Liberty Media apresentará as plantas de alguns projetos para 2021, com o foco principal nas novas regras de motor que devem entrar em jogo.
“Os fãs da F1 querem ver um show melhor e ultrapassar é o elemento mais emocionante e espetacular que você pode ter na pista. Toda a comunidade de Fórmula 1 deve fazer um esforço para satisfazer essa necessidade, porque os fãs são o nosso maior trunfo”, disse o diretor Ross Brawn.