A FIA divulgou seu relatório sobre a investigação sobre o controverso final da temporada 2021 em Abu Dhabi.
O relatório diz que um ‘erro humano’ do ex-diretor de corridas da F1, Michael Masi, estava por trás do procedimento de relargada do Safety Car, que ajudou Max Verstappen ultrapassar Lewis Hamilton para vencer o campeonato de 2021.
Após toda a controvérsia e polêmica, a FIA confirmou antes do início da temporada 2022, que Masi havia sido removido de seu cargo de diretor de corrida da categoria.
No relatório, a FIA reconhece que Masi agiu contra o regulamento da F1, mas disse também que não foi algo intencional, mas sim um erro.
Em resposta ao ocorrido, foi desenvolvido um software que promete ‘automatizar a comunicação da lista de carros que devem recuperar uma volta’. Além disso, os Regulamentos Esportivos da Fórmula 1 de 2022, foram atualizados para esclarecer que ‘todos’ e não ‘alguns’ carros devem ter permissão para recuperar uma volta.
A FIA também confirmou que instalou um Centro de Operações Remotas em Genebra, semelhante ao Árbitro Assistente Virtual (VAR) no futebol, para ajudar o controle de corrida a revisar incidentes na F1.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon