FIA pede mais dinheiro para aumentar quantidade de corridas de qualificação na F1

O chefe da F1, Ross Brawn, quer aumentar a quantidade de corridas de qualificação no calendário da F1 em 2023. O britânico afirmou que gostaria de seis eventos de corrida sprint em 2023, mas depois de consultar a FIA, parece que a federação de automobilismo pode frustrar seus planos.

Quando o formato foi usado pela primeira vez em 2021, onde foram realizados três eventos com corridas de qualificação, nem todas as equipes da F1 gostaram da ideia. Por causa disso, em 2022 foi mantida a mesma quantidade de eventos nesse formato, três. Após algumas mudanças, a primeira corrida sprint de 2022 já foi realizada e pareceu ser um pouco melhor do que os três anteriores. Brawn afirmou após o fim de semana passado, que gostaria de aumentar essa quantidade em 2023.

Brawn quer seis corridas sprint, mas após consultas que ocorreram na terça-feira com a FIA, parece que isso não acontecerá tão facilmente. Nenhuma decisão final foi tomada ainda, mas a FIA está frustrando os planos e está pedindo uma compensação se seis corridas sprint forem aprovadas. Em um comunicado, a FIA disse: “Estamos avaliando o efeito que a proposta terá em nossa operação nos circuitos e nas equipes”, dizia o comunicado.

Fontes internas da FIA, dizem que estão surpresas com a postura do presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem. Afinal, segundo eles, a FIA já recebe dinheiro mais do que suficiente. Eles recebem quarenta milhões de dólares da F1 e um milhão extra para cada corrida que seja realizada além da 20ª prova da temporada. A FIA respondeu novamente que o dinheiro não foi solicitado para fins lucrativos, mas para pagar mudanças na operação e funcionários. Portanto, uma mudança no número de corridas sprint em 2023 ainda não está descartado, mas o acordo também parece muito distante. Mais reuniões sobre o assunto ainda irão ocorrer.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon