FIA rebate afirmando que os pilotos são sempre ouvidos

Charlie Whiting, diretor de prova da F1, considera que os pilotos que uma quantidade adequada de fóruns onde podem expressar suas opiniões, apesar de terem demonstrado uma insatisfação com relação a isso.

Quando foi sugerido a Whiting que o processo de elaboração das regras da F1 precisa de mais influência dos pilotos, Whiting disse: “Não creio que precisamos de mais, porque o que eles têm é adequado. Eles têm muitas chances de falar sobre as regras conosco. Honestamente, não vejo como poderiam ter muito mais”.

“E, claro, não há nada que impeça um piloto de pedir ao seu chefe de equipe para apresentar seu ponto de vista, nem mesmo no nível da Comissão da F1, porque todas as equipes fazem parte dessa Comissão. No entanto, antes daquele momento, eles tiveram muitas chances de dar sua opinião”.

Whiting citou “reuniões dos grupos de trabalho técnico e esportivo” como eventos “para os quais os pilotos são sempre convidados”.

Ele acrescentou: “Também sempre há uma vaga para um piloto de F1 na Comissão dos Circuitos da FIA, mas, novamente, a presença não é tão significativa quanto gostaríamos. Eles têm uma oportunidade de discutir o que quiserem a cada fim de semana (na reunião dos pilotos)”.

“Nós não falamos apenas sobre o que aconteceu na pista hoje, eles falam sobre tudo. É outra oportunidade perfeita para discutir qualquer coisa. E eu sempre fico feliz em conversar com eles. Tivemos uma reunião em Barcelona (no segundo teste de pré-temporada), e, como você sabe, vários pilotos compareceram, o que foi ótimo”.