A FIA mostrou ao longo da última temporada de Fórmula 1, que é muito difícil passar um ano inteiro sem algumas penalidades e multas. Os números da Auto, Motor und Sport, mostram quantas penalidades e multas foram aplicadas em 2021.
Os comissários precisaram intervir 96 vezes. Parece muito, mas é quase o mesmo da temporada anterior. Olhando para o calendário, isso significa, em média, 4,3 vezes por GP. A única corrida em que não houve problemas foi no GP dos EUA. A maioria das penalidades foi aplicada na Áustria, já que os comissários tiveram que agir 13 vezes.
Max Verstappen achou ‘estranha’ a quantidade de penalidades aplicadas no GP da Arábia Saudita, mas ele se saiu muito bem nesta temporada em comparação com outros pilotos. O holandês recebeu apenas quatro penalidades dos comissários. Kimi Raikkonen foi o vencedor com onze, Sebastian Vettel teve dez, e Sergio Perez, nove. Há apenas um piloto que não recebeu nenhuma penalidade: o novato Mick Schumacher.
A quantidade de infrações pode ter sido quase a mesma, mas a FIA ganhou muito mais dinheiro nesta temporada. Foram arrecadados 113.400 euros, dos quais 50.000 vieram exclusivamente das equipes. É o dobro em relação a 2020, porque então foram apenas 58.200 euros. A FIA pode agradecer especialmente a Verstappen pela grande soma de dinheiro, pois ele teve que pagar 50.000 euros depois de tocar na asa traseira da Mercedes durante o final de semana do GP de São Paulo.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon