Categoria: F1
|
17 de março de 2022 12:43

FIA reforça novas verificações de legalidade dos carros com sistema guiado a laser

A FIA recentemente introduziu a mais recente tecnologia para combater as potenciais ilegalidades nos carros deste ano. A reescrita do regulamento aerodinâmico abriu caminho para uma infinidade de ideias em relação ao design dos carros, além de abrir portas para as equipes encontrarem brechas.

Isso resultou na FIA incorporando um sistema de varredura de última geração, totalmente eletrônico e guiado por laser para executar a regra sobre a nova variedade de geometrias. Conforme apontado pelo diretor técnico da FIA, Nikolas Tombazis, o órgão mundial do automobilismo “precisava melhorar o jogo em verificações.”

Explicando o novo dispositivo, Tombazis acrescentou: “Verificamos os carros no computador para garantir que eles atendam todas as restrições geométricas, e fizemos isso com todas as equipes.”

“Depois verificamos o carro físico em relação ao modelo do computador digitalizando o carro e esse é o processo que estamos usando agora.”

“O sistema consiste em um rastreador que detecta a posição de um dispositivo mantido por um de nossos examinadores.”

“Ou analisamos a superfície segurando um sensor sobre ela, ou verificamos pontos específicos que são inspecionados no CAD, nas coordenadas, e com base nessas medições podemos tirar as conclusões finais.”

Tombazis confirmou que haverá dois tipos de verificações, com a primeira analisando os parâmetros básicos, como largura, altura e certificando-se de que um carro não está muito baixo, e a segunda muito mais detalhada e que incorpora uma varredura de toda a superfície do carro. Atualmente, o novo sistema está em sua fase inicial, mas Tombazis não têm dúvidas de que será inestimável no futuro.

“Esperamos fazer as análises rápidas em todos os carros em um fim de semana, mas ainda estamos aprendendo sobre o processo, especialmente em um ambiente de fim de semana de corrida”, comentou Tombazis.

“As verificações mais detalhadas serão feitas de forma mais aleatória, provavelmente alguns carros por corrida e isso significa que a equipe ou equipes selecionadas não saberão que serão verificadas, promovendo a conformidade.”

“Claramente se um carro for protestado ou tivermos sérias preocupações sobre a legalidade de um carro ou um concorrente tiver preocupações, podemos escolher individualmente um carro para ser escaneado para obter informações necessárias para emitir uma decisão.”

“Até agora, o sistema tem funcionado muito bem. Ainda há muito a aprender, mas é um passo na direção certa para melhorar ainda mais nossa capacidade na pista.”

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.