A Fórmula 1 pode se despedir dos aquecedores de pneus e mudar para rodas de baixo perfil de 18 polegadas, em 2021.
Tendo aberto um processo de licitação, para o próximo contrato de fornecimento de pneus – cobrindo quatro temporadas de 2020 a 2023 – a FIA estuda mudanças.
Caso a Pirelli não obtenha a licitação, a nova fornecedora terá que desenvolver pneus a partir do zero, que serão usados por apenas um ano, antes das mudanças de regras da F1 em 2021.
A perda dos cobertores de pneus será um dos maiores desafios técnicos, que o vencedor do leilão enfrentará. O tema foi discutido ao longo dos anos, mas sempre descartado.
A FIA reitera que “os pneus devem fornecer desempenho seguro ao deixar os boxes frios” e também acrescenta que “para testes de inverno, será necessário um pneu específico para baixas temperaturas.” O órgão ainda deixa claro que a “melhoria do show” é a prioridade número um.
Os fabricantes interessados em fornecer a F1 têm até 31 de agosto para enviarem suas ofertas. A decisão sobre a conformidade técnica e de segurança será tomada até 14 de setembro, e depois serão considerados os aspectos comerciais de qualquer aprovado.