F1
|
28 de março de 2018 10:03

Force India e McLaren querem carro ‘mágico’ da Haas investigado

Force India e McLaren querem que o relacionamento técnico da equipe de Fórmula 1 da Haas com a Ferrari seja investigado, após sua performance “mágica” no Grande Prêmio da Austrália.

A Haas esteve na terceira fila do grid na qualificação em Melbourne, e ficou em quarto e quinto à frente da Red Bull durante a corrida, antes de Kevin Magnussen e Romain Grosjean entrarem nos boxes e terem que abandonar a corrida.

Confira: Haas sofre abandono duplo após brilhante começo de prova

Isso acendeu questões sobre a relação de trabalho da Haas com a Ferrari, que fornece à equipe peças que não precisam ser construídas pelo time americano. Mas nem tudo pode ser fornecido, as regras da F1 proíbem a transmissão de alguns componentes, e é isso que as equipes questionam.

Otmar Szafnauer, diretor de operações da Force India, quer a aplicação dessas restrições discutidas na próxima reunião do Grupo de Estratégia da F1.

“Eu não sei como eles fazem isso, é mágica. Isso nunca foi feito antes na Fórmula 1”, disse Szafnauer.

Ele acrescentou: “Eu só não sei como pode ser certo que alguém que esteve no esporte por um par de anos, sem recursos, pudesse produzir um carro … isso acontece por mágica? Se isso acontecer, eu quero a varinha”.

Zak Brown, diretor-executivo da McLaren, disse à “Autosport” que algo precisa ser analisado de perto no caso da Haas. Brown admitiu que não tinha nenhuma evidência, para sugerir que Haas não estava operando dentro das regras, mas disse: “Todos nós sabemos que eles têm uma aliança muito próxima com a Ferrari e eu acho que só precisamos ter certeza de que não está perto demais”.

Tanto o diretor da Force India como o da McLaren, disseram que várias equipes apoiariam um “esclarecimento” sobre o acordo entre a Ferrari e a Haas.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.