Force India prestes a perder lugar no Grupo de Estratégia da F1

A Force India está prestes a perder seu lugar no influente Grupo de Estratégia da Fórmula 1, após o acordo que mudou o futuro da equipe.

Composto por representantes da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e FOM (Formula One Management), o Grupo de Estratégia conta ainda com Ferrari, Red Bull, McLaren, Mercedes e Williams.

Além destes, o conjunto é organizado com a presença de mais uma equipe, com referência a posição no Campeonato de Construtores. Por isso, desde 2015 a Force India substituiu a Lotus, após ficar em sexto lugar na temporada de 2014.

Mas após a equipe mudar de nome e adquirir uma nova entrada, a recém-formada Racing Point Force India inicia com zero pontos no Campeonato de Construtores, anulando os pontos da Force India.

Otmar Szafnauer, chefe da recente equipe, disse que não houve confirmação oficial da situação, mas entende que o time vai ficar de fora do Grupo de Estratégia.

“Como somos um novo participante, não devemos fazer parte disso”, disse Szafnauer ao ‘Motorsport’, mas fazendo a ressalva de que o time na “verdade” não é um estreante.

Ainda não está claro se a antiga equipe vai ser substituída pelo restante do ano. A Renault se posiciona como a próxima na lista para assumir a vaga, entretanto, nenhuma decisão foi revelada ainda, seja para o restante de 2018 ou mesmo 2019.