Ford confirma retorno à Fórmula 1 a partir da temporada 2026

Agora já é oficial: a Ford está definitivamente voltando à Fórmula 1. Nesta sexta-feira (3), após rumores da montadora retornar ao grid, a marca norte-americana anunciou que a partir de 2026 passa a ser fornecedora de motores.

“É o início de um novo capítulo emocionante para a história do automobilismo da Ford, que começou quando meu avô ganhou uma carreira e ajudou a lançar a companhia”, afirmou Bill Ford, diretor executivo. “Ford volta ao topo do automobilismo com sua tradição de inovação, sustentabilidade e eletrificação em um dos cenários de maior visibilidade do mundo”, continuou.

Stefano Domenicali, chefão da F1, também comemorou o retorno da quinta maior montadora do mundo ao grid. “A notícia da chegada da Ford ao mundial a partir de 2026 é fantástica e emocionante para o esporte. Uma marca global e com um legal incrível no automobilismo e automotivo”, pontuou.

Quem seguiu o discurso do dirigente foi Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA. “Poucos fabricantes tem um passado no automobilismo como a Ford. Isso mostra o êxito do regulamento dos motores de 2026, que se compromete com a sustentabilidade e o espetáculo e também destaca que o interesse crescente dos Estados Unidos à categoria”, falou.

Os propulsores foram desenhados e produzidos pela Cosworth, mas levaram o nome Ford. A primeira aparição foi em 1963 e a última em 2004, ficando cerca de 40 anos no certame. Em uma passagem de grande sucesso, alcançou 176 vitórias, dez títulos de Construtores e 13 de Pilotos.