O consultor da Red Bull Racing, Helmut Marko, sinalizou que pode deixar suas funções na estrutura da equipe e também da Racing Bulls, e apontou Sebastian Vettel como o sucessor ideal para o seu cargo. O ex-piloto e tetracampeão de Fórmula 1, no entanto, ainda não está certo de que esse é o caminho que deseja seguir.
Marko, de 81 anos, reconheceu recentemente que o ritmo atual da Fórmula 1, com um calendário de 24 corridas, tem sido um desafio crescente. Segundo ele, a idade e as constantes viagens têm pesado na decisão de continuar na categoria.
Vettel, que atualmente leva uma vida mais reservada após deixar as pistas, comentou a sugestão de Marko em entrevista à Sky Sports. “Se isso é algo para mim, ainda não sei. Estou em contato com ele, e há alguns anos perguntei quanto tempo ele ainda pretendia continuar. Ele respondeu: ‘Não muito tempo’… e agora ainda está aí”, brincou o alemão.
Apesar da incerteza sobre assumir uma nova função na Fórmula 1, Vettel não poupou elogios ao antigo mentor. “Enquanto ele estiver se divertindo e se sentindo bem no trabalho, graças à experiência que tem, ele pode desempenhar um papel único, principalmente na dinâmica da equipe. Ninguém entende disso melhor do que ele. Seria uma pena se ele decidisse parar”, encerrou o ex-piloto.
Essa declaração de Vettel mostra respeito por Marko, mas também uma postura cautelosa em relação a um possível retorno ao paddock da F1 em funções executivas. Por ora, o futuro do cargo segue em aberto, tanto para Marko quanto para Vettel.