Fórmula 1: Alguersuari critica comentários de Marko

Jaime Alguersuari, ex-piloto da Red Bull Racing na Fórmula 1, classificou a abordagem do consultor da equipe, Helmut Marko, no tratamento de jovens pilotos como ‘cruel’, após os comentários de Marko sobre Isack Hadjar, que fez sua estreia na F1 com a Racing Bulls este ano. A polêmica surgiu depois que Hadjar rodou na volta de apresentação do GP da Austrália e foi visto em lágrimas no paddock, sendo consolado por Anthony Hamilton (pai de Lewis) e Stefano Domenicali (CEO da F1).

Marko por sua vez, considerou o choro de Hadjar ‘vergonhoso’, gerando muitas críticas por seu comentário. Alguersuari também expressou sua indignação. “Não acho que Helmut tenha mudado, acho que a Fórmula 1 mudou, mas acho que Helmut Marko não mudou e não vai mudar”, disse Alguersuari à Talksport. “Ele não tem interesse em mudar. Acho que as coisas funcionaram para a Red Bull até agora e para Helmut, mas não tenho certeza se funcionarão nos próximos anos, em termos de ter esse método ou essa mentalidade com os pilotos.”

Alguersuari comparou as reações ao incidente com Hadjar. “Você vê o que aconteceu com Hadjar e vê duas reações diferentes de duas pessoas diferentes. Você vê Anthony Hamilton e vê Helmut Marko. Anthony não tem interesse nesse garoto, apenas pessoalmente se sentiu muito mal por ele e foi apoiá-lo, dando seu amor e apoio como um pai. Ele se sentiu como seu pai. Então você tem o outro lado sendo cruel e apenas rindo, que é a maneira como Helmut Marko se comporta e é conhecido por fazer isso”, acrescentou.

O ex-piloto também lembrou de outro comentário controverso de Marko, como quando ele se referiu pejorativamente a Sergio Perez como ‘sul-americano’ em 2023, sugerindo que a origem de Perez poderia ser a razão pela qual ele não conseguia lidar com a pressão, ao contrário dos europeus Sebastian Vettel e Max Verstappen. Além da discriminação com a América do Sul, Marko mostrou desconhecimento, já que o México (país de Perez), fica na América do Norte. “Na verdade, acho que a Fórmula 1 e a FIA deveriam penalizar alguns dos comentários, porque você pode ser duro e pode ser muito disciplinado ou o que quer que seja, mas não pode ser ofensivo a culturas, religiões e países inteiros”, continuou Alguersuari. “Isso é penalizado no futebol, é penalizado em muitos esportes e deveria ser penalizado na Fórmula 1 pelo bem e pela imagem da categoria”, concluiu Alguersuari.

🎥 Vídeos mais recente