Andrea Kimi Antonelli se prepara para sua estreia na Fórmula 1 em 2025 com um desafio de peso: ocupar a vaga deixada por Lewis Hamilton na Mercedes. No entanto, o jovem de 18 anos não encara a missão como uma substituição direta do heptacampeão.
“Antes de tudo, veremos na primeira corrida como me sinto, também em termos de velocidade e adaptação, mas claro, é um grande desafio”, disse Antonelli à mídia.
“Mas eu não me sinto como o substituto de Lewis, apenas como o próximo piloto da Mercedes. Ainda assim, é uma grande responsabilidade, pois estou correndo pela Mercedes. É uma grande oportunidade, e vou tentar aproveitá-la ao máximo”, afirmou Antonelli, reforçando que sua abordagem será focada no desenvolvimento próprio e na adaptação à categoria.
Escolhido por Toto Wolff para integrar a equipe, Antonelli será o primeiro novato a correr pela Mercedes desde Karl Kling, que competiu na estreia da escuderia na F1, em 1954. Apesar da responsabilidade, o italiano mantém os pés no chão.
“Minha mentalidade será a de ir para a Austrália e tentar vencer, mas, ao mesmo tempo, é preciso ser realista”, ponderou. “Estou correndo contra os outros 19 melhores pilotos do mundo, então não será fácil. Mas estou focado no trabalho que preciso fazer, tentando fazer o melhor possível, aprender o máximo possível e ver onde chegamos.”
Com uma forte trajetória nas categorias de base e até comparações com Max Verstappen, Antonelli encara a chegada à elite do automobilismo com serenidade. Seu foco, segundo ele, está na preparação com a equipe.
“Estou apenas focado no dia a dia, na preparação que tenho que fazer com a equipe e com [o engenheiro de corrida Peter Bonnington]. Está indo bem e estou realmente ansioso para a primeira corrida.”