Foto: XPB Images
A contagem regressiva para a estreia de Andrea Kimi Antonelli na Fórmula 1 começou. Em pouco mais de um mês, ele estará largando em seu primeiro GP na categoria, o ponto de partida do que se espera que seja uma carreira gloriosa. Vários analistas de F1 veem no italiano de dezoito anos um possível sucessor de Max Verstappen. Mas será que essa comparação é justa?
Gabriel Bortoleto teve uma temporada impecável na Fórmula 2 no ano passado. Em seu ano de estreia na categoria de acesso à F1, ele conquistou o título, assim como fez na F3 na temporada anterior, também como estreante. Ninguém discute que o brasileiro mais do que mereceu seu lugar na Sauber (que se tornará Audi a partir de 2026) este ano.
Dos cinco estreantes que irão correr na F1 nesta temporada, Antonelli, olhando puramente para os resultados na Fórmula 2, foi um dos menos convincentes (além de Oliver Bearman, que perdeu dois finais de semana de corrida, por estar correndo na F1 como substituto) no ano passado. O italiano terminou apenas na sexta posição em 2025, bem atrás de Bortoleto (campeão) e Isack Hadjar (vice-campeão e agora na Racing Bulls). Ainda assim, é principalmente sobre Antonelli que todos no paddock da F1 estão curiosos.
Afinal, os resultados nem sempre dizem tudo. É verdade que Antonelli fez parte da equipe de ponta PREMA Racing em sua primeira temporada na F2, não tendo corrido na F3, o que muitos consideram que foi um erro, mas o carro da equipe italiana estava longe de ser de primeira linha. Por alguma razão, eles não acertaram o equilíbrio ao longo do ano, o que proporcionou uma temporada com mais contratempos do que vitórias.
No entanto, quem conversa com pessoas de dentro da equipe ouve que a maioria está muito impressionada com o talento puro de Antonelli, assim como aconteceu com Verstappen no passado. Por exemplo, faz-se referência a um teste de Antonelli em um carro de F3, no qual ele impressionou imensamente. Engenheiros que viram o italiano pilotar disseram que não viam nada assim em um carro de F3 desde Verstappen.
Que Antonelli eventualmente se tornará um piloto de ponta na F1, muita gente acredita nisso, principalmente na Mercedes. A questão é que o jovem precisa de tempo, assim como Verstappen precisou um dia. O holandês cometeu muitos erros em suas primeiras temporadas na F1, e sua pilotagem às vezes irritava a concorrência.
Pode muito bem ser o caso de Antonelli também. Como no caso de Verstappen, ele deve ter permissão para cometer erros, sem que os fãs e a mídia o julguem (muito) duramente. Porque com o tempo, e esse é o consenso, Antonelli deve brilhar na Fórmula 1.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.