Antonio Perez Garibay, pai do agora ex-piloto da Red Bull Racing, Sergio Perez, está determinado a aumentar a presença de pilotos latino-americanos na Fórmula 1. Após a saída de seu filho da Red Bull e a ausência de vagas para o mexicano no grid em 2025, Perez Garibay destacou a necessidade de novas oportunidades para pilotos da região, com ênfase em Pato O’Ward, atualmente correndo na IndyCar e piloto reserva da McLaren na F1.
Sergio Perez deixou a Red Bull Racing após uma temporada marcada por desempenhos muito abaixo do esperado e uma diferença significativa para Max Verstappen. Apesar disso, seu pai acredita que o piloto ainda não deu adeus definitivo à Fórmula 1.
Outro nome citado foi o argentino Franco Colapinto, que após uma estreia promissora em 2024, não conseguiu um lugar como titular para 2025, mas garantiu a posição de piloto reserva na Alpine. Colapinto pode substituir Jack Doohan ainda em 2025, caso o australiano não apresente os resultados esperados pela equipe francesa.
Durante uma entrevista ao SoyMotor, Perez Garibay destacou a importância de fortalecer a presença latino-americana na Fórmula 1 e afirmou que o piloto mexicano, Pato O’Ward, merece uma oportunidade.
“Entrar na Fórmula 1 é muito difícil, mas ser vice-campeão do mundo é quase impossível. Estamos comprometidos em trazer um mexicano ou outro latino para a Fórmula 1. O que está acontecendo com Colapinto e Checo é apenas um pequeno passo, precisamos de mais”, disse Garibay.
Ele elogiou o desempenho de Lando Norris e Oscar Piastri, dupla titular da McLaren, mas reforçou que a equipe deveria abrir espaço para O’Ward. “A McLaren tem dois ótimos pilotos, jovens e talentosos, mas essa porta precisa se abrir para Pato”, finalizou.
Com um histórico limitado de pilotos latino-americanos na Fórmula 1, Antonio Perez Garibay reforça a importância de iniciativas que promovam maior diversidade no grid. Para ele, O’Ward representa uma oportunidade única de dar continuidade à presença mexicana na categoria e de abrir caminhos para novos talentos da região.