Foto: XPB Images
Após o anúncio de que Franco Colapinto se juntaria à Alpine como piloto reserva na temporada 2025 da Fórmula 1, rumores sobre uma possível mudança na dupla titular da equipe começaram a circular. Flavio Briatore, que atua como consultor executivo do CEO da equipe, Luca de Meo, comentou sobre a possibilidade de uma troca de pilotos.
Briatore retornou à Alpine, equipe na qual já trabalhou sob diversos nomes, incluindo Benetton e Renault. Ele afirmou que ainda tem o mesmo escritório, em declarações ao jornal Marca e à imprensa internacional antes do evento ‘F1 75 Live’, realizado na última terça-feira em Londres.
O italiano também foi questionado sobre a dupla de pilotos da equipe. Já no GP de Abu Dhabi da temporada passada, Esteban Ocon foi substituído por Jack Doohan, que teve sua primeira oportunidade de correr em um GP com a equipe francesa. Desde então, três pilotos reservas foram anunciados: Paul Aron (promovido da F2), Ryo Hirakawa (que pilotou no TL1 em Abu Dhabi pela McLaren) e, mais importante, Franco Colapinto, que fez toda a parte final da temporada 2024 da F1 correndo na Williams.
Nessa participação na Williams, mesmo tendo cometido alguns erros, até graves, Colapinto de modo geral impressionou bem, além de mostrar velocidade, e bom relacionamento com a equipe, fãs e patrocinadores.
Vários rumores recentes sugeriam que Doohan poderia ser substituído pelo argentino após apenas cinco os seis corridas este ano. Ao ser questionado sobre o assunto, Briatore respondeu: “Não, não, serão mais de cinco GPs para Doohan… Estou brincando. Veremos. Primeiro iremos começar a temporada. Pierre (Gasly) fez um trabalho excelente no ano passado. Eu não o conhecia, mas ele fez cinco ou seis corridas fantásticas no final do ano. E foi bom colocar Jack em Abu Dhabi para dar a ele mais uma corrida de experiência.”
Ele continuou: “Eu não sou um assassino, eu só quero ter os melhores pilotos possíveis. Eu represento Fernando Alonso há 23 anos, o que mostra que eu apoio pilotos que me dão o que eu peço”, concluiu Briatore.
Com essa declaração, o consultor da Alpine afasta temporariamente a ideia de uma troca imediata de pilotos e demonstra confiança na atual dupla da equipe, ao mesmo tempo em que deixa em aberto a possibilidade de mudanças futuras, dependendo do desempenho da equipe e dos pilotos. Quando e se, essa troca de pilotos vai ocorrer, só o tempo irá mostrar.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.